28/09/2015
Como acabar com carrapatos? Como acabar com carrapatos?

Quando nosso cachorro pega carrapatos, não é apenas a tranquilidade de seu animal de estimação que deve ser considerada. Obviamente, a coceira é algo terrível para seu cão, mas é importante saber que os carrapatos podem trazer inúmeros problemas de saúde para seu pet e sua família. Por isso é muito importante acabar com os carrapatos o mais rápido possível, a fim de evitar que o problema se agrave. Em geral, é muito difícil acabar com carrapatos em casa, no cachorro e no ambiente. Se você tem cachorros filhotes a atenção aos carrapatos deve ser redobrada, pois filhotes são ainda mais sensíveis e suscetíveis a desenvolver doenças, como a doença do carrapato.

O carrapato é um ácaro parasita que suga o sangue do cachorro ao aderir na pele, ele varia entre meio centímetro a um centímetro de diâmetro. Tem uma cor cinza escuro amarronzada, e parece com uma lentilha com pequenas pernas de cada lado.

Para descrever de uma forma menos resumida, os carrapatos são animais artrópodes e vivem sob o corpo de algum hospedeiro, que podem variar entre animais de estimação, animais silvestres e pessoas. Os carrapatos são animais hematófagos ou seja, se alimentam com o sangue de seus hospedeiros, por isso, atuam como vetores de agentes patogênicos, como protozoários, bactérias e vírus, etc. O tamanho do carrapato varia bastante. Podemos encontrar carrapatos de vários tipos. Os muito pequenininhos, também chamados de micuins, carrapatos maiores, carrapatos com e sem escudo ou carapaça e carrapatos ingurgitados (carrapatos cheios de sangue).

É fácil reconhecer um carrapato adulto, já que eles não saltam como fazem as pulgas, por isso a maneira mais eficaz de ter certeza de que seu cão está com carrapatos é fazer uma vistoria na pelagem de seu peludo de forma regular. Já falamos a respeito da importância de fazer anamnese regular em seu cão, para poder detectar previamente sinais de doenças.

Locais mais comuns em que você encontrará carrapatos em seu cachorro:

- entre os dedos,
- nas virilhas,
- nas partes internas e a dobrinhas das orelhas,
- nas dobrinhas externas dos genitais.

Como acabar com carrapatos no ambiente externo – A forma mais difícil e trabalhosa de acabar com os carrapatos é de fato no quintal de sua casa. Na verdade, quanto maior for a área de sua residencia mais difícil será fazer o controle do carrapato. A pulverização do ambiente é sem dúvida a maneira mais eficaz para combater os carrapatos da região externa de sua casa. As opções disponíveis mais utilizadas são de produtos químicos a base de Permetrina, Deltametrina ou Amitraz. Você também pode contratar uma dedetizadora, mas em geral existe uma necessidade de repetir sistematicamente a aplicação e isso encarece o tratamento. As dedetizadoras utilizam um produto a base de Fipronil. O Fipronil é um inseticida de amplo espectro que danifica o sistema nervoso central do inseto ao bloquear a passagem de íons de cloro através dos receptores GABA e dos canais de glutamato-cloro, componentes do sistema nervoso central. Infelizmente existem varias normas restritivas para a venda no varejo deste produto, devido a diversos fatores que variam desde patente até um grande perigo ecológico devido a sua capacidade de atingir não apenas os carrapatos e pulgas, mas qualquer tipo de inseto, incluindo insetos importantes como as abelhas que já se encontram em risco de extinção.

De fato, entre os inseticidas, tanto para ambiente externo quanto para aplicação em cachorros o que oferece o melhor resposta para exterminar os carrapatos é o Fipronil.

Como acabar com carrapatos dentro de casa – Dentro de sua casa também é difícil acabar rapidamente com os carrapatos, no entanto, como o ambiente interno é restrito a higienização regular, aliada a utilização de alguns produtos químicos irá fazer com que você consiga acabar com os carrapatos dentro de casa. Como já falei anteriormente, assim como você faz para acabar com os carrapatos em ambiente externo, dentro de casa você também poderá utilizar inseticidas de produtos químicos a base de Permetrina, Deltametrina ou Amitraz, sendo que o Fipronil também será o mais eficaz. Além disso, também poderá optar por talcos carrapaticidas a base de vários tipos diferentes de produtos químicos. Esta pode ser uma forma econômica de combater carrapatos, mas eu não recomendo aplicar, se seu animalzinho necessita permanecer no ambiente, pois é muito mais fácil seu cachorro se intoxicar com este tipo de produto. Quando um cachorro tem intoxicação por venenos deste tipo ele necessita de tratamento veterinário de suporte imediato para reduzir os sintomas, e em geral não existe antídoto.

Como acabar com carrapatos em cachorros filhotes – Para acabar com os carrapatos em cachorros filhotes você necessita ser extremamente cauteloso, pois eles são muito mais sensíveis do que os animais adultos e podem se intoxicar muito mais facilmente. A primeira coisa é fazer uma checagem no pelo do cachorro e retirar manualmente os carrapatos procurando não deixar parte do carrapato na pele do animal. Você pode dar banho e passar Óleo de Nim com um algodão regularmente. Aqui em casa fiz isso em duas filhotinhas de gatas com 35 dias por uma semana e elas tinham pulgas e carrapatos. O resultado demora um pouco para ser notado, mas se você persistir no tratamento ele será incrivelmente efetivo. A maneira mais tradicional de acabar com carrapatos em filhotes de cachorro é utilizar um produto disponível nos pet shops, que inclusive, possui uma versão que é associada ao Óleo de Nim.

Fonte: http://www.blogdocachorro.com.br/como-acabar-com-carrapatos/

Consulte sempre seu Veterinário.