09/10/2015
Felinos Companheiros: Independentes e Melhores Amigos Felinos Companheiros: Independentes e Melhores Amigos

Associados ao misticismo, os gatos foram caçados e cremados vivos junto às mulheres acusadas de bruxaria durante o período da caça às bruxas na Idade Média. Esse lastimável episódio histórico deixou de herança para os felinos companheiros o estigma da má reputação entre os animais domésticos.
Famosos por suas habilidades de caça e saltos ornamentais, os queridos bichanos também são igualmente apreciados pelo seu espírito independente, o que pode ser confundido com desapego ou indiferença em relação ao dono. Parece ser do senso comum esperar que os felinos companheiros tenham o mesmo temperamento submisso dos cães, o que não é possível visto que pertencem a espécies completamente distintas, exigindo tratamento diferenciado.

Mito ou verdade: os gatos se apegam à casa e não aos seus donos.
Um dos argumentos mais comuns de quem afirma não gostar de gatos é o mito de que estes animais não se apegam aos donos, não gostam de ninguém e preferem viver sozinhos. Mas a verdade é que os incompreendidos felinos andam em bandos e se agrupam por afinidade. Ao contrário dos cães, entre os gatos não existe uma relação hierárquica, apenas espacial, em que os mesmos se agrupam por território e pela simpatia de uns por outros. Enquanto os cachorros se submetem ao mais forte e lançam disputas entre si pela hierarquia do grupo, os gatos somente se mantém em um bando enquanto se sentem bem entre os seus membros.
Na relação com os humanos não é diferente. Os amigos felinos sentam no colo ou ficam próximos das pessoas com quem possuem maior afinidade e, uma vez maltratados, "trocam de bando" pois não são mais bem-vindos. Eles também costumam adotar mais de uma casa dentro do que estabelecem como seu espaço, mas sempre voltam para a família principal.
Esses felinos companheiros são inteligentes, carinhosos, encantadoramente preguiçosos e fáceis de conviver. Não gostam de ficar presos, precisam de passeios regulares para caçar e namorar, mas sempre retornam ronronando para o aconchego do lar. A beleza, higiene e fácil condicionamento desses animais tem conferido aos gatos um espaço cada vez maior no universo pet, conquistando apreciadores e aficionados pela espécie ao redor do mundo, que se tornam verdadeiros defensores de seus melhores amigos.  

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/gato/felinos-companheiros/